Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França contrata o terceiro drone Reaper

A francesa DGA (Direction Générale de l’Armement) contratou um terceiro sistema aéreo não tripulado MQ-9 Reaper através do programa dos Estados Unidos de vendas militares ao estrangeiro, o FMS (Foreign Military Sale). O contrato celebrado no dia 7 de Dezembro prevê que o sistema de média altitude e longa autonomia ou MALE (Medium Altitude Long Endurance) agora adquirido e composto por três aeronaves e sistemas, equipamentos e serviços associados sejam entregues em 2019. A Força Aérea dos Estados Unidos será responsável por contratar o sistema ao fabricante General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI).

A Força Aérea Francesa recebeu em Dezembro de 2013 um primeiro sistema MQ-9 Reaper Block I hoje intensivamente empregue pelo Esquadrão 1/33 "Belfort" da Força Aérea Francesa nas operações militares que as Forças Armadas da França conduzem em território africano, e prevê receber no decorrer de 2016 um segundo sistema anteriormente contratado.

A Lei de Programação Militar 2014-2019 prevê que a Força Aérea Francesa disponha de 4 sistemas aéreos não tripulados, cada um constituído por 3 veículos aéreos.

O Reaper permite realizar a execução de missões de longa duração e a grande distância, assegurando a recolha de informações, vigilância, e reconhecimento no solo e o seguimento e aquisição de alvos terrestres. Cada veículo aéreo é controlado por estações móveis de controlo com a ajuda de terminais de comunicações por satélite.

Para equipar o segmento aéreo, a França escolheu o motor Honeywell TPE331-10T, o radar multi-modo GA-ASI Lynx, o sensor eletro-ótico multi-espectral de aquisição de alvos Raytheon AN/DAS-1, o sistema integrado de comunicações V/UHF do tipo AN/ARC-210, sistemas de navegação, um sistema de recepção e enlace por satélite de Banda Ku e sistemas de identificação amigo ou inimigo AN/APX-119 e KIV-119.

Fotografia: Veículo aéreo não tripulado MQ-9 Reaper Block I da Força Aérea Francesa (État-Major des Armées).
 


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.