Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França contrata o desenvolvimento do míssil Aster 30 Block 1NT

A EUROSAM, um consórcio formado pelas empresas MBDA e Thales Air Systems foi contratada pela DGA (Direction Générale de l’Armement) do Ministério da Defesa da França para desenvolver a próxima geração do míssil terra-ar MBDA Aster 30 Block 1 que hoje é empregue pelo sistema de defesa anti-aérea terrestre SAMP/T (Sol-Air Moyenne Portée/Terrestre) Mamba da Força Aérea Francesa. O contrato anunciado no dia 13 de Janeiro de 2016 foi notificado ao consórcio no dia 23 de Dezembro de 2015.

As primeiras unidades do novo míssil Aster 30 Block 1NT (Nouvelle Technologie, ou Nova Tecnologia) serão entregues à força aérea em 2023. O próprio sistema Mamba receberá melhoramentos para que este possa ser utilizado contra mísseis balísticos.

Um total de 10 sistemas Mamba foram no passado adquiridos para equipar os esquadrões de defesa terra-ar EDSA (Escadron de Défense Sol-Air) 01.950 "Crau" na base aérea BA 125 "Istres-Le Tubé", 02.950 "Sancerre" na base aérea BA 702 "Avord", 04.950 "Servance" na base aérea BA 116 "Luxeuil-Saint-Sauveur", 05.950 "Barois" na base aérea BA 113 "St Dizier-Robinson" e 12.950 "Tursan" na base aérea BA 118 "Mont de Marsan". Cada EDSA integra duas secções armadas com o sistema Mamba.

Cada secção está composta pelo módulo de engajamento ME (Module d’Engagement) composto por um contentor ISO de 20 pés da Garofoli equipado com antenas VHF e MIDS e uma interface de comunicações por enlace de dados; o modulo de identificação e radar MRI (Module Radar et Identification) que consiste num contentor da Daher no qual está integrado o radar multifunções de banda-X Thales ARABEL (Antenne RAdar à Balayage ÉLectronique) com sistema de identificação amigo ou inimigo da Selex ES integrado para vigilância, detecção e rastreamento a 360º; o módulo de abastecimento em energia eléctrica MGE (Module de Génération Électrique) equipado com um grupo gerador da Ausonia; quatro módulos de lançamento vertical MLT (Module de Lancement Terrestre) equipados com rádios Thales Communications & Security PR4G, uma unidade de arrefecimento da SIAG OMC e até 8 casulos para mísseis Aster Block 1; e dois módulos de municionamento MRT (Module de Rechargement Terrestre); assim como por veículos de apoio diverso. Todos os módulos estão integrados em viaturas tácticas 8x4 Kerax da Renault Trucks Defense.

O míssil Aster 30 Block 1 apresenta um alcance máximo de 80km, uma altitude de emprego de 20km, uma velocidade superior a Mach 4.5, um comprimento de 5,20 metros e um peso de 510kg.

Fotografia: Unidade de lançamento do sistema de defesa anti-aérea Mamba da Força Aérea Francesa (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.