Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

França confirma a compra de 12 aeronaves de reabastecimento em voo Airbus A330 MRTT

(defensa.com) O Ministério da Defesa francês escolheu Airbus DS para fornecer 12 aeronaves A330 MRTT de nova geração capazes de reabastecer em voo a sua Força Aérea. A primeira entrega está programada para 2018 e a segunda em 2019, posteriormente um ou dois dispositivos serão disponibilizados anualmente.

O acordo de contrato entre a Direcção-Geral de Armamento (DGA) e o fabricante incluirá o desenvolvimento e qualificação da configuração específica escolhida pela França, bem como suporte técnico e sistemas de formação associados,  peças de reposição, equipamentos de apoio em terra dispositivos para a formação e manutenção em condições operacionais durante cinco anos após a primeira entrega. França torna-se assim o sexto país a apostar no A330 MRTT, depois da Austrália, Arábia Saudita, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e o Reino Unido, que já encomendou 34unidades.

Com a escolha, a França se torna a quarta nação a encomendar o A330 MRTT, após Austrália, Arábia Saudita, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido, que encomendaram um total de 34 aviões. Além destes, segundo a Airbus, a Índia e o Qatar selecionaram o MRTT e estão nos últimos estágios de negociação contratual para seis e dois exemplares, respectivamente. No momento, há 22 aeronaves em serviço e o MRTT se mostrou “comprovado em combate” em recentes ações de coalizão.

Segundo a empresa, o contrato cobre o desenvolvimento e qualificação da configuração específica francesa, assim como equipamento de apoio em terra, sistemas de treinamento, sobressalentes, e cinco anos de apoio em serviço a partir da primeira entrega. Os aviões serão equipados com uma combinação do sistema de reabastecimento em vôo do tipo “Boom” da Airbus (ARBS, com lança) e casulos de reabastecimento em vôo sob as asas no sistema hose-and-drogue (probe e cesta). Poderão ser reconfigurados internamente para várias possibilidades, como transporte de 271 passageiros, arranjos de evacuação aero médica (MEDEVAC) incluindo o módulo francês Morphee de tratamento intensivo, capaz de atender até 10 pacientes e manter capacidade de transporte de 88 passageiros.

O A330 MRTT é a única aeronave-tanque / transporte estratégica de nova geração atualmente disponíveis e em vôo.
A sua grande capacidade de combustível básico de 111.000 kg. do avião A330-200, sucesso a partir do qual é derivado, permite destacar missões de reabastecimento sem instalar tanques adicionais. O projeto é oferecido com uma escolha de sistemas comprovados para reabastecimento e, graças ao seu fuselagem largo,  também pode ser usado como uma aeronave de transporte, capaz de levar 300 soldados, ou uma carga de até 45 toneladas . Também pode ser facilmente reconfigurado para 130 macas em evacuação aeromédica (MEDEVAC)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.