Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Fragata Espanhola "Blas de Lezo" visita Istambul

A fragata da Armada Espanhola F-103 SPS "Blas de Lezo" esteve recentemente em Istambul, Turquia para uma visita oficial de alguns dias iniciada em 25 de Julho. Esta visita organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación-MAEC) e cooperação através da Embaixada de Espanha em Ancara teve lugar logo depois da fragatas Espanhola ter participado em exercícios navais no Mar Negro no âmbito da projeção com a força tarefa naval multinacional da NATO SNMG-2 (Standing NATO Maritime Group 2). Durante a projeção, a SPS "Blas de Lezo" atuou como navio almirante da SNMG-2, esta comandada pelo Contra-Almirante Eugenio Díaz del Río (OF-6). O navio acolheu oficiais da Alemanha, Bulgária, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Reino Unido e Turquia.

O navio com um deslocamento de 5800 toneladas a plena carga e um cumprimento máximo de 147 metros presentemente sobre as ordens do Comandante Fernando Alvarez Blanco (OF-4), é o terceiro de quatro unidades do tipo F-100 Flight 1 da Classe Álvaro de Bazán construídas pela Navantia. O navio está armado com uma peça de artilharia Mk 45 Mod 2 de 127 mm, duas peças de 20 mm, torpedos Mk-46 Mod 5, 8 mísseis anti-navio AGM-84 Harpoon, 48 mísseis superfície-ar ESSM ou SM2 de lançamento vertical. Entre os principais sensores do navio, estão o sistema de combate AEGIS o radar tridimensional multi-função SPY-1D, o diretor de tiro Dorna, o sonar de casco DE 1160 LF(I), o radar de busca de superfície AN/SPS-67, dois iluminadores Mk-99 Mod 7, os sistemas de guerra eletrónica Aldebaran e Regulus, os sistemas de auto-defesa AN/SLQ-25 Nixie e SRBOC e um helicópteros de guerra anti-submarina SH-60B Seahawk com o sonar de profundidade AN/SQQ-28 LAMPS III.
A Navantia posiciona-se para propor às autoridades Turcas a fragata do tipo F-100 Flight 2, que incorpora melhoramentos aportados ao último navio da classe entregue em 2012 à Armada Espanhola, a F-105 SPS "Cristóbal Colón". O sistema de combate Lockheed Martin AEGIS que equipa a SPS "Blas de Lezo" foi apresentado a delegações Turca durante visita por estas efetuadas ao navio.
No âmbito do programa TF 2000, a organização Turca SSM (Savunma Sanayii Mustesarligi) deverá adquirir 4 fragatas de defesa anti-aérea para o Comando das Forças Navais Turcas (Turk Deniz Kuvvetleri Komutanligi). Estima-se que os navios serão construídos na Turquia por um parceiro local através de um processo de transferência de tecnologia e deverão incluir diversos elementos desenvolvidos por empresas locais, nomeadamente o sistema de gestão de combate e parte do armamento e sistemas de comunicações. (Victor M.S. Barreira)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.