Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Força anfíbia Francesa visitará o Brasil

(defensa.com) Entre os dias 24 e 29 de Abril, o navio de projeção e comando L9013 FS "Mistral" da Marinha Francesa estará no Rio de Janeiro no âmbito da missão de presença e treino "Jeanne d´Arc 2014" no Oceano Atlântico. A força anfíbia Francesa que compreende ainda a fragata F710 FS "La Fayette" participará numa operação de treino com a Marinha do Brasil no final do mês de Abril, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.

Em 2012, o terceiro e último navio do tipo BPC (Bâtiment de Projection et de Commandement) da Classe Mistral, o L9015 FS "Dixmude" efectuou uma visita ao Rio de Janeiro.

A missão comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra François-Xavier Polderman partiu da Base Naval Francesa em Brest no dia 12 de Março e regressará em meados de Julho à Base Naval de Toulon. Para além de participar em operações de treino com a Marinha do Brasil, a força realizará durante o período da missão diversas operações na costa Atlântica Francesa, nas Antilhas Francesas, Portugal, Canada, Estados Unidos e no Golfo da Guiné com países como o Senegal, Togo, Costa de Marfim e Benim.

FS "Mistral" acolhe uma embarcação de desembarque EDA-R (Engin de Débarquement Amphibie - Rapide) e duas do tipo CTM (Chaland de Transport de Matériel) para além de um helicóptero SA316B Alouette III. O navio acolhe ainda 210 militares provenientes de diversas unidades da 9ª Brigada de Infantaria de Marinha (9e BIMa) com viaturas blindadas de rodas VAB (Véhicule de I'Avant Blindé), VBL (Véhicule Blindé Lége) e AMX 10RCR e 35 militares do 5º Regimento de Helicópteros de Combate (5e RHC) com dois helicópteros de transporte táctico SA330B Puma e dois helicópteros de reconhecimento e ataque Gazelle. As forças do Exército Francês permanecerão na missão até 26 de Maio.

A Marinha Francesa realiza anualmente esta missão, sendo a primeira vez que ela decorre no Oceânico Atlântico. A força compreende ainda pessoal proveniente de diversas organizações das Forças Armadas Francesas, oficiais alunos da Marinha Francesa e oficiais alunos de 16 países como a Alemanha, Arabia Saudita, Benim, Camarões, Coreia do Sul, Líbano, Madagáscar, Senegal, Togo, Bélgica, Gabão, Koweit, Malásia, Canada e Reino Unido. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: A fragata FS "La Fayette" e o navio anfíbio FS "Mistral" a caminho da missão "Jeanne d´Arc 2014" (Marine Nationale).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.