Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

A Força Aérea da Colômbia recebe a sua última aeronave de treinamento T-90 Calima

O Comando Aéreo de Manutenção (CAMAN) da Força Aérea da Colômbia recebeu em 26 de agosto, a última das 25 aeronaves de treinamento T-90 Calima fabricados localmente. Trata-se de um avião de treinamento básico de dois lugares selecionado pela Força Aérea para substituir o Beechcraft T-34 Mentor na Escola de Aviação Militar (EMAVI) Marco Fidel Suárez localizada na cidade de Cali.

Fabricado pela Corporation Industrial Aeronáutica Colombiana (CIAC), baseia-se no avião da Lancair Legacy FG produzido nos Estados Unidos, empresa que, junto à CIAC colaborou para adaptar o modelo às especificações colombianas. Fazendo Calima na Colômbia começou em maio de 2009, os testes de vôo começaram em setembro e as primeiras entregas foram em dezembro do mesmo ano. A CIAC construiu uma instalação que fornecia peças para montagem a partir de kits fornecidos pela Lancair. Assim, o Calima é a primeira aeronave conformada com matérias compostos que está sendo ensamblada em uma linha industrial na Colômbia.

O T-90 Calima é um monoplano de asa baixa do tipo cantilever construído com materiais compostos, que na versão FG (Fixed Gear), escolhido pela Colômbia, tem um trem de pouso fixo em vez da versão original, retrátil. O projeto original Legacy FG foi modificado para a Força Aérea Colombiana, aumentando a área de asa de 20%, 15% a dos flaps, sendo modificada a deriva. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.