Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Finlândia cancela um acordo de compra de mísseis ATACMS com o governo dos Estados Unidos pelo seu preço excessivo

Helsinki suspendeu o contrato para a aquisição de mísseis táticos ATACMS fechado com os Estados Unidos em 2012 pelo seu excessivo preço, de  US $ 130 milhões. A venda desses mísseis de superfície terra fabricados pela Lockheed Martin foi adiada para procurar alternativas, com um preço mais competitivo.

Isto foi confirmado por fontes militares finlandesas citadas pela imprensa nacional, explicando que o contrato foi paralisado pelos preços elevados por cada unidade, além de explicar que este sistema de defesa é "caro e velho." Essas mesmas fontes afirmam que, de acordo com um estudo publicado sobre as necessidades de defesa do país, a prioridade para a Finlândia é a aquisição de mísseis ar-terra JASSM (a cuja compra  deu luz verde o governo há dois anos) para reforçar a frota de F-18 Hornet da Força Aérea finlandesa.

O processo para a venda fracassada de ATACMS, que têm uma gama de capacidade de até 300 quilômetros, iniciada em 2012, após o Congresso dos EUA dar luz verde a venda de um máximo de 70 unidades ao país nórdico. (J.Martínez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.