Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

F-16 para a Força Aérea da Colômbia

Fontes não oficiais confirmaram a defensa.com o interesse da Força Aérea da Colômbia pela caça F-16 da Lockheed Martin. A intenção seria materializada em 2017, ano em que, de acordo com as fontes, começaria a obtenção das primeiras unidades. As negociações já estariam muito avançadas para a compra de um lote de 12 a 18 aparelhos do modelo. A Lockheed Martin e não a USAF, como nos anos anteriores, trouxe um F-16D para o show aéreo F-Air Colombia 2013, que foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho, em Rio Negro, do departamento de Antioquia. A empresa arcou com todos os custos logísticos envolvidos.

Se a aquisição for confirmada, o F-16 vai complementar os jatos Kfir das versões C-10 e C-12, que teriam o papel principal de ataque ao solo, deixando o F-16 como aeronave de superioridade aérea. A escolha do F-16 obedeceria ao potente motor que o impulso, e que outorga excelentes desempenhos em combate fechado, comprovando também um custo de manutenção muito inferior aos das aeronaves bimotoras como o F-15 e o Rafale, além de ser um caça capaz de operar todos os sistemas de armas adquiridos para os Kfir C-10.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.