Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O Eurofighter Typhoon número 400 recebido pela Força Aérea Alemã

A 400ª entrega, em cerimônia especial realizada no Centro de Sistemas Aéreos Militares da Cassidian, na cidade de Manching, no sul da Alemanha, representa a 112ª unidade recebida pela Força Aérea Alemã. Segundo nota do consórcio Eurofighter o foco agora está em reforçar as campanhas de exportação para a conquista de novos contratos e clientes para o caça, o que se tornou ainda mais importante devido aos tempos difíceis vividos pela indústria de defesa.

O Eurofighter Typhoon opera em seis nações, que são os quatro parceiros originais, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, além da Áustria e da Arábia Saudita. A primeira entrega de um Typhoon deu-se no final de 2003, para a Força Aérea Real britânica, que também foi o cliente do 100º caça entregue (em setembro de 2006). A aeronave de número 200 correspondeu a uma entrega à Força Aérea Alemã, em novembro de 2009, enquanto o 300º Eurofighter foi recebido pela Força Aérea Espanhola, em novembro de 2011.

Quanto a esquadrões que operam o caça, na atualidade esse número chega a vinte: sete no Reino Unido (quatro em Coningsby, dois em Leuchars e um em Mount Pleasant, nas Falklands / Malvinas); cinco na Itália (dois em Grosseto, dois em Gioia Del Colle e um em Trapani), três na Alemanha (Laage, Neuburg e Nörvenich), três na Espanha (dois em Morón e um em Albacete), além de uma unidade na Áustria (Zeltweg) e outra na Arábia Saudita.

Nesses dez anos desde a primeira entrega, a frota acumulou mais de 210.000 horas de vôo, entre missões reais de combate e de treinamento operacional. Atualmente, estão sendo desenvolvidas novas capacidades na chamada “Fase 1 de Aprimoramento”, que são a integração do míssil ar-ar Meteor, do novo radar E-Scan, além de novos armamentos.

Alberto Gutiérrez, CEO da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, destacou: “a entrega do Eurofighter Typhoon número 400, representa um marco histórico dentro do maior programa de Defesa da Europa. Agora temos que nos focalizar ainda mais nas campanhas para exportá-lo já programadas, a fim de captar novos clientes e receber mais encomendas desta extraordinária aeronave. Nestes tempos difíceis da indústria de defesa torna-se crucial, enfrentar os desafios atuais e responder a eles como corresponde. Esta é a clave hoje em dia”.

Jesús Pinillos Prieto, Diretor Geral da Agencia NETMA (NATO Eurofighter and Tornado Management Agency), expressou: “Eurofighter Typhoon protege o espaço de seis nações 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo sob o clima antártico das Ilhas Malvinas. Devido à sua eficiência, o aeronave provou ser a espinha dorsal das forças aéreas da Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, bem como na Áustria e Arábia Saudita. A confiabilidade do Eurofighter Typhoon superou as expectativas em missões operacionais desenvolvidas em todo o mundo.”

Da sua parte, Bernhard Gerwert, CEO da Cassidian, afirmou: como parceiros no consórcio Eurofighter, estão orgulhosos de ter realizado a montagem final do Eurofighter 400 unidade e entregar hoje para a Força Aérea Alemã seu aparelho 112th. Nossos clientes estão convencidos da capacidade operacional do Eurofighter Typhoon. “A aeronave de combate mais moderna hoje no mundo também será uma pedra angular do portfólio de negócios da nova  Airbus Defence and Space”.

Até o momento, sete países encomendaram o Eurofighter (Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Áustria, Arábia Saudita e Omã). Com 719 aeronaves sob contrato e 571 encomendados, Eurofighter não só é atualmente o maior programa de  aquisição de material militar  na Europa, mas,  com sua tecnologia avançada ajuda a consolidar a posição da indústria aérea européia no mercado internacional.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.