Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Estação THL 30 da Nexter Systems com potenciais melhoramentos.

O fabricante Francês Nexter Systems estuda o desenvolvimento de potenciais modificações para incorporação no seu sistema de armas giro-estabilizado THL 30 com o objetivo de aumentar as capacidades do sistema de armas. A estação armada com uma peça 30 M781 de 30 mm equipa os helicópteros de combate Eurocopter EC665 Tigre HAP e HAD Franceses e Espanhóis e os EC665 Tiger ARH Australianos. Neste âmbito, o sistema poderá possivelmente permitir o emprego de munições de 30 mm do tipo ABM (Air Burst Munition), incluir uma redução do volume e do peso, e o seu ciclo de vida ser estendido.
O sistema de armas é considerado um elemento de extrema importância do helicóptero já que o mesmo permite um elevado poder de fogo em operações de apoio a tropas no terreno e na proteção do respetivo helicóptero, reduzindo assim a sua vulnerabilidade. Este foi largamente empregue em missões de combate no Afeganistão, Líbia e Mali.


Nos helicópteros Franceses, Espanhóis e Australianos, a estação está interligada ao capacete de alto desempenho Thales TopOwl da tripulação e ao sistema eletro-ótico de observação Sagem Strix.


O THL 30 compreende para além da peça, elementos como o reparo, o sistema de alimentação em munições e duas unidades eletrónicas. São empregues munições do tipo 30x113B padronizadas NATO nas versões SAPHEI de combate e TP de treino. O sistema de armazenamento tem uma capacidade de 450 munições. O peso total do sistema de armas situa-se nos 212 kg, sendo operado em modo de ataque ar-ar com alcance máximo de 1200 metros e em modo de ataque terrestre contra alvos até 1500 metros de distância. Este movimenta-se em ângulos de elevação de -25º a +25º e em azimutes de -90º a +90º.


A Nexter Systems produz também a estação THL 20 para helicópteros, esta armada com uma peça 20 M621 de 20 mm e já adquirida a 24 unidades para os IAR 330L Puma SOCAT da Roménia, enquanto a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) adquiriu 84 exemplares para os ALH Rudra indianos. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1: Um dos primeiros helicópteros EC665 Tigre HAD-F, aqui com a estação THL 30, mísseis Hellfire II e lança-foguetes de 68 mm (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 2: Estação THL 30 aqui num helicóptero EC665 Tigre HAP do Exército Francês (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.