Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Estados Unidos fecha um contrato com Indonésia para vender 8 helicópteros “AH64E Apache” por 500 milhões de dólares

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou a venda de oito helicópteros de combate Boeing AH-64E Apache para a Indonésia, negócio avaliado em US$ 500 milhões. O contrato inclui radares Longbow, formação de tripulações, apoio logístico e manutenção das aeronaves. A confirmação ocorreu na semana passada por ocasião da passagem de Hagel por Jacarta, capital da Indonésia., num percurso que leva o alto funcionário por outros países do sudeste asiático, como Malásia, Brueni e Filipinas.
O negócio foi anunciado em uma conferência de imprensa conjunta, em Jacarta, entre o secretário de defesa dos EUA, Chuck Hagel, e o ministro da Defesa indonésio Purnomo Yusgiantoro. “Fornecer estes helicópteros é um exemplo do nosso compromisso para ajudar a construir a capacidade militar da Indonésia”, disse Hagel. Ele disse que os helicópteros vão ajudar a lidar com “uma série de contingências, incluindo as operações de combate à pirataria e fiscalização marítima”.
A Indonésia reatou em 2005 os vínculos militares com o governo de Washington após décadas de relações difíceis com o então presidente Hadji Mohamed Suharto. O país se apresenta agora como um novo importador deste tipo de helicóptero na Ásia, região onde aparece na lista de usuários a Índia, que adquiriu 22 unidades do AH-64E por US$ 1,2 bilhões, havendo negociações para um lote adicional no corrente ano.

Este modelo de helicóptero militar chega a uma velocidade máxima de 300 km/h, contando com um sistema de controle de voo com canais duplicados de além de melhoria na operacionalidade para missões noturnas. O seu alcance em voo é de 2.000 kilómetros. (Javier Martínez)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.