¿Desea recibir notificaciones de www.defensa.com?
X
Martes, 23 de abril de 2024 Iniciar Sesión Suscríbase

Estados Unidos aceitam vender torpedos à Turquia

O Governo dos Estados Unidos aprovou um possível fornecimento às autoridades Turcas através do procedimento de vendas militar ao exterior de uma quantidade não revelada de torpedos pesados Raytheon Integrated Defense Systems MK 48 Mod 6 AT por um montante estimado em 170 milhões de dólares, que incluí ainda equipamentos e serviços associados.

O torpedo destinar-se-ão aos seis submarinos de ataque U214/1200 da Classe Cerbe com propulsão combinada diesel-eléctrica e independente do ar, adquiridos em Julho de 2009 pela SSM (Savunma Sanayii Mustesarligi) da Turquia aos Alemães da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e que os Estaleiros Navais de Golcuk construirão nos próximos anos para o Comando das Forças Navais Turcas (Turk Deniz Kuvvetleri Komutanligi).

Os submarinos Turcos serão provavelmente também armados com o míssil guiado IDAS (Interactive Defence and Attack System for Submarines) do consórcio ARGE IDAS que agrupa as empresas Alemãs TKMS e Diehl BGT Defence. O sistema de armas IDAS é capaz de alcançar helicópteros de luta anti-submarina, navios de superfície e alvos em terra. Os U214/1200 da Marinha Turca serão também equipados com o sistema naval de combate ISUS 90 (Integrated Submarine combat System) do fabricante Alemão Atlas Elektronik que nesse âmbito coopera activamente com a empresa pública Turca Havelsan.
A força submarina Turca é hoje constituída por submarinos do tipo U209 que compreende 8 unidades U209/1400 que formam as classes Gur e Preveze e seis unidades U209/1200 da Classe Atilay. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: A Turquia irá armar os seus submarinos U214/1200 com torpedos MK 48 Mod 6 AT (Marinha Portuguesa).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.