Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DGA realiza novo lançamento do míssil MdCN


(defensa.com) A Francesa DGA (Direction Générale de l'Armement) realizou no passado dia 8 de Abril o segundo tiro de qualificação do míssil naval de cruzeiro de longo alcance MdCN (Missile de Croisière Naval) destinado a armar num futuro próximo as fragatas multimissões FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) e os submarinos de ataque de propulsão nuclear Barracuda que a DCNS constrói para a Marinha Francesa. O míssil permitirá que os navios possam neutralizar com precisão alvos em terra a partir do mar e a longa distancias.

O tiro que ocorreu nas instalações do Centro de Testes de mísseis DGA EM (Essais de Missiles) em Biscarrose na região da Aquitaine e segue um primeiro tiro semelhante realizado no dia 1 de Julho de 2013, ambos representando um lançamento vertical a partir de uma fragata. Em Maio de 2010 foi efetuado o primeiro teste de lançamento do míssil e em Outubro de 2012 o primeiro lançamento completo. Foram já efetuados tiros submergidos do MdCN.

O MDcN comercialmente designado pelo seu fabricante MBDA France por SCALP Naval destina-se a armar as fragatas da Classe Aquitaine a partir do final de 2014, e ainda os 6 submarinos da Classe Suffren no horizonte de 2018, dos quais 3 já foram contratados. A DCNS deverá entregar o primeiro submarino em 2017.

Nas fragatas o míssil será lançado desde lançadores verticais DCNS SYLVER (SYstème de Lancement VERtical) e nos submarinos pelos 4 tubos de lançamento dos torpedos de 533 mm DCNS F21.

Segundo o plano original, 9 das 11 fragatas contratadas seriam de guerra antis-submarina armadas com o MdCN e as restantes duas de defesa anti-aérea mas a quantidade final de cada configuração deverá ser alvo de uma reflexão, e uma decisão é esperada para 2016.
A DGA contratou em Dezembro de 2006 o desenvolvimento do míssil e a aquisição das primeiras 50 unidades. Em 2009 foram adquiridos 100 mísseis adicionais para as fragatas e 50 para os submarinos. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Lançamento de um míssil MdCN desde as instalações da DGA Essais de Missiles em Biscarrose (DGA EM).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.