Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DGA notifica o desenvolvimento das futuras viaturas blindadas do Exército Francês

(defensa.com) Por ocasião da visita do Ministro da Defesa Francês Jean-Yves Le Drian à 27a Brigada de Infantaria de Montanha (27e Brigade d'Infanterie de Montagne ou 27e BIM) de Varces-Allières-et-Risset, este anunciou a atribuição pela DGA (Direction Générale de l’Armement) do contrato de desenvolvimento da família de viaturas blindadas multi-tarefa 6x6 VBMR (Ve?hicule Blinde? Multi Ro?le) e da viatura blindada de reconhecimento e combate 6x6 EBRC (Engin Blindé de Reconnaissance et de Combat) ao consórcio formado pelas empresas Nexter Systems, Thales Communications & Security e Renault Trucks Defense (RTD). Estas viaturas agora designadas por Griffon e Jaguar respetivamente, integram o projeto EBMR (Engin Blindé Multi Rôle), este um elemento importante do programa SCORPION (Synergie de COntact Renforcée par la Polyvalence et l'InfovalorisatiON) de modernização do Exército Francês.

Outras empresas como a MBDA France, Sagem, Optrolead e Texelis serão responsáveis por produzir diversos equipamentos para as viaturas. Para realizar as viaturas blindadas, as três empresas Francesas organizaram-se no quadro de um agrupamento momentâneo de empresas ou em Francês GME (Groupement Momentané d’Entreprises).

O contrato de 752 milhões de euros a ser oficialmente formalizado nos próximos dias verá o desenvolvimento de viaturas blindadas 6x6 que no futuro substituirão progressivamente os atuais sistemas de armas VAB (Véhicule de l’Avant Blindé), AMX-10RCR e ERC-90D Sagaie.

O programa SCORPION está dividido em duas fases, a primeira a decorrer até 2025 por um valor de perto de 5,000 milhões de Euros, e a segunda a iniciar em 2023. Estas duas fazes totalizam 6 operações, sendo o veículos Griffon e o Jaguar as duas primeiras.

No âmbito do programa SCORPION, a DGA prevê hoje adquirir 1722 viaturas Griffon, 248 viaturas Jaguar, 358 viaturas blindadas leves 4x4 VBMR Léger e modernizados 200 carros de combate Leclerc. Estes meios destinar-se-ão a armar os Agrupamentos Táticos Inter-Armas GTIA (Groupement Tactique Interarmes) do Exército Francês.

Durante a primeira fase do programa serão desenvolvidos os veículos Griffon e Jaguar e sistemas associados; recebidas 780 viaturas Griffon, 110 viaturas Jaguar e 200 viaturas VBMR Léger; modernizados os 200 carros de combate Leclerc para a configuração "Standard 1"; implementada a "Versão 1" do sistema de informação SICS (Système d’Information du Combat SCORPION); integrados sistemas de simulação embarcada e meios de formação; adquirido o serviço de apoio logístico inicial; realizados atos de experimentação e qualificação do programa; e construídas infraestruturas de apoio.

A segunda fase compreende a entrega de 942 veículos Griffon; 138 veículos Jaguar; 158 veículos VBMR Léger; a modernização dos carros de combate Leclerc para a configuração "Standard 2"; a implementação da configuração "V2" do sistema SICS com elementos de simulação; a elevação à configuração "V2" do sistema de soldados FELIN (Fantassin à Equipements et Liaisons INtégrés); a concretização da evolução das viaturas blindadas 8x8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d'Infanterie) hoje em serviço; a entrega de viaturas de blindadas de exploração VBAE (Véhicule Blindé d'Aide à l'Engagement); a entrega de viaturas Griffon na versão de morteiro móvel; e postos em serviço sistemas de proteção ativa, não tripulados e de tiro para além do horizonte; e o fornecimento de serviços de apoio logístico de linha.

Durante as duas etapas serão também realizados os trabalhos associados à integração nas viaturas do sistema de comunicações CONTACT (COmmunications Numérisées TACtiques et de ThéâtrE); do míssil de médio alcance MMP (Missile Moyenne Portée); do sistema de armas de 40mm CTAS (Cased Telescoped Armament System), do radar de vigilância Ground Observer 12; de sistemas de observação, aquisição de alvos e de guerra eletrónica; de meios de informação operacional e de comando do tipo SIOC (Système d'Information Opérationnelle et de Commandement); e do sistema de condução de fogo de artilharia ATLAS (Automatisation des Tirs et Liaisons de l'Artillerie Sol/sol).

Ainda durante o período da atual Lei de Programação Militar que vigora até 2019, serão recebidas 92 viaturas Griffon a partir de 2018. Os primeiros blindados Jaguar serão incorporados em 2020. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1. As empresas Nexter Systems, Thales Communications & Security e Renault Trucks Defense foram incumbidas de desenvolver os veículos blindados 6x6 Griffon e Jaguar (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 2: O Ministro da Defesa Francês, Jean-Yves Le Drian e o máximo responsável da DGA, Laurent Collet-Billon, acompanhados pelo Chefe do Estado-Maior do Exército Francês, Jean-Pierre Bosser atribuíram ao consórcio local o desenvolvimento das viaturas blindadas Griffon e Jaguar (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 3: As viaturas blindadas Griffon e Jaguar permitirão a substituição dos atuais modelos de rodas ERC-90D Sagaie, VAB e AMX-10RCR (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.