Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

DGA adquire sistemas SLATE adicionais

O fabricante Francês ACOEM viu-se atribuir um novo contrato da Francesa DGA (Direction Générale de l´Armement) para um lote complementar de sistemas de deteção e localização acústica de franco-atiradores SLATE (Système de Localisation Acoustique de Tireur Embusqué). O contrato compreendeu um total de 60 exemplares do sistema SLATE para a instalação em viaturas blindadas de rodas 4x4 VAB (Véhicule de l'Avant Blindé) do Exército Francês modernizadas pela Renault Trucks Defense (RTD).

Em 2012, a DGA adquiriu um primeiro lote de 80 sistemas para veículos VAB, nos quais foram instalados e acoplados à estação de armas remotamente controlada Kongsberg Protech Systems M151 Protector.

O sistema comercialmente designado por Metravib PILARw permite a deteção e localização com precisão e em tempo real de tiros de armas leves, foguetes e morteiros a partir das ondas sonoras geradas pelas detonações. Um computador de bolso endurecido Logic Instrument TETRApad exibe com precisão a origem do tiro e a resposta e a neutralização das ameaças através da metralhadora pesada de 12.7 mm que arma a estação remotamente operada.

O computador endurecido integra um sistema de navegação por GPS e um compasso magnético digital. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Sistema SLATE instalado num VAB do Exército Francês (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.