Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

COMMANDO Select com torre de 90 mm testado em Portugal

(defensa.com) O fabricante Belga de torres protegidas para veículos blindados de rodas e lagartas CMI Defence testou e apresentou a sua torre de 90 mm Cockerill CSE 90LP em Portugal durante a primeira quinzena de Janeiro 2014.

A torre foi testada nas instalações do Campo de Tiro de Alcochete (CTA) pertencente à Força Aérea Portuguesa (FAP) montada numa viatura blindada de alta-mobilidade 4x4 COMMANDO Select da Estadunidense Textron Land & Marine Systems (TM&LS). Durante as sessões de tiro, foram empregues munições do tipo HEAT-T, HESH-T e HE-T, na sua maioria provenientes da empresa Belga MECAR.

Esta configuração de fogo directo do veículo COMMANDO Select armado com uma peça de 90 mm em torre foi pela primeira vez apresentada em Outubro de 2013 por ocasião do evento AUSA 2013 realizado em Washington, Estados Unidos.

A torre Cockerill CSE 90LP de baixo perfil, reduzido peso e operada por dois elementos incorpora uma peça raiada de 90 mm de baixo recuo, protecção balística, uma metralhadora coaxial de 7.62 mm, episcópios, um periscópio, equipamentos de comunicações, um sistema diurno de pontaria, um sistema electro-mecânico de controlo da peça, lançadores de granadas de fumo, e opcionalmente, um calculador balístico, um sistema de visão noturna, um medidor de distancias, um painel de visualização para o comandante, um diretor de tiro e uma metralhadora 7.62 mm montada em reparo. A peça permite ainda o emprego de munições do tipo APFSDS-T, SMK-WP-T e Canister, assim como dispositivos de 14.5 mm e 20 mm para treino.

Em Dezembro de 2007, a CMI Defence tinha testado a torre CT-CV 1005HP na carreira de tiro do Campo Militar de Santa Margarida montada numa viatura blindada de rodas 8x8 Pandur II da GDELS.

O veículo oferece um peso em ordem de combate de 17,2 toneladas, comprimento de 6.6 metros, largura de 2.7 metros, velocidade máxima de 100 km/h, autonomia de 644 km e incorpora um motor de 280 cavalos de potência Cummins 6CTA8.3 acoplado a uma transmissão de 6 velocidades da Allison Transmission. O COMMANDO Select está também disponível das versões de transporte de tropas, ambulância, engenharia, comando e controlo, reconhecimento e porta-morteiro. Na configuração com o sistema de 90 mm, o veículo opera com um condutor, comandante, apontador e municionador. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Viatura blindada de rodas COMMANDO Select com a torre Cockerill CSE 90LP (TM&LS).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.