Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

As Forças Armadas turcas recebem oficialmente o primeiro helicóptero T-129 ATAK

A TAI (Turkish Aerospace Industries) e a Finmeccanica – AgustaWestland fizeram a entrega formal do primeiro helicóptero de combate T129 ATAK (Advanced Attack and Tactical Reconnaissance Helicopter) às Forças Armadas Turcas. Por alguma circunstância, embora o helicóptero foi entregue em 22 de abril, foi escolhida a data de 11 de junho para comemorar o ato público.

Trata-se do primeiro de 59 helicópteros, nove na configuração T129A Early Delivery Helicopter (EDH) e 50 na configuração T129B, definitiva. A versão T129A será equipada com um canhão de 20mm montado numa torre no nariz, com capacidade de 500 projéteis e pode transportar até quatro lançadores de foguetes sob suportes externos, com um total de 76 foguetes não guiados, enquanto a versão definitiva conta com aviônica, motor, sistemas de armas e rotor de cauda específicos.

A T129B também contará com foguetes Mizrak e Cirit, ambos desenhados por Roketsan, além de mísseis ar-ar Stinger para autodefesa. Prevê-se que no futuro, os helicópteros da série inicial sejam modificados e padronizados ao modelo T-129B.

O T-129B, desenvolvido pelo consórcio ATAK Team formado por TAI e a Agusta Westland, esta baseado no Agusta Westland AW-129, derivado do A-129 Mangusta do fabricante italiano.

Em 2007 foi anunciado o contrato para adquirir 51 helicópteros avaliados em 3.200 milhões de dólares e, em junho do ano seguinte, o programa foi chamado ATAK, estando previsto que TAI possa comercializar e exportar o helicóptero T-129. (JNG)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.