Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Arábia Saudita teria adquirido o sistema Avibras Astros 2020

De acordo com fontes do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro a Arábia Saudita, a qual já se utiliza de versões anteriores do sistema de artilharia da empresa Avibras Astros desde 1987, estaria muito perto de optar por reaparelhar-se com a nova versão do sistema, o Astros 2020. A Arábia Saudita opera um total de 60 veículos, que equipam várias unidades utilizando os mísseis SS-30 e os SS-40. Já a nova série permitiria o uso de mísseis balísticos, bem como interagir com VANTs.

Alguns membros do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro, e do 6º Grupo de Laçadores Múltiplos de Foguetes do Exército por meio do Projeto Estratégico Astros 2020, participaram de um exercício de artilharia com o Exército Saudita entre os dias 15 a 22 novembro últimos.

Durante este intercâmbio, observou-se que os sauditas manifestam plena confiança na eficácia dos sistema Astros que foram utilizados durante a guerra do Iraque, e este desempenho durante a guerra é o que teria levado a Arábia Saudita a optar pela compra de novas unidades da versão MK-6, idêntica as que recentemente o mesmo Exército Brasileiro, adquiriu. Além do Brasil, o Iraque, Qatar, Bahrein, Arábia Saudita, Malásia e Indonésia possuem o sistema Astros.

(Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.