Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Arábia Saudita interessa-se pela FREMM

(defensa.com) No próximo dia 25 de Março, o Vice-ministro da Defesa do Reino da Arábia Saudita, o Príncipe Salman Ben Sultan deverá visitar a fragata multimissões FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) D650 FS "Aquitaine" da Marinha Francesa na Base Naval de Brest. Esta visita insere-se na visita oficial a Paris do monarca Saudita, onde manterá um encontro no dia 24 de Março com o seu homólogo Francês Jean-Yves Le Drian e pelo qual será acompanhado na sua visita à fragata.


Desde há alguns anos que a empresa de construção naval Francesa DCNS com apoio das autoridades Francesas mantêm negociações com as autoridades Sauditas para a venda de seis fragatas FREMM. O navio de combate foi até hoje adquirido pela França e Marrocos.

A França tem sido um importante fornecedor de equipamentos militares à Arabia Saudita e nos últimos anos, a indústria de defesa Francesa tem logrado alguns contratos significativos incluindo a venda de sistemas auto-propulsados de artilharia de 155 mm CAESAR (Camion Équipé d'un Système d'Artillerie) da Nexter Systems, o sistema móvel de defesa antiaérea MPCV (Multi-Purpose Combat Vehicle) e sistemas associados, viaturas blindadas de alta-mobilidade 4x4 Aravis da Nexter Systems e Sherpa Light da Renault Trucks Defense, estações de armas remotamente controladas, e a modernização de quatro fragatas F2000 e dois navios reabastecedores pela DCNS e os seus parceiros Thales e MBDA dentro do contrato LEX (Life EXtension) estimado em cerca de um bilhão de Euros. As quatro fragatas foram no passado, adquiridas em França no âmbito do programa Sawari I.

Para além de uma possível aquisição de fragatas, o futuro poderá trazer a compra de submarinos de ataque, helicópteros de transporte e satélites de observação, para além da modernização de atuais sistemas de defesa antiaérea. (Victor M.S. Barreira).

Fotografia: A França procura vender fragatas FREMM à Arábia Saudita, aqui a FS "Aquitaine" da Marinha Francesa (Victor M.S. Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.