Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Alemanha recusa o Leopard 2 à Arábia Saudita


(defensa.com) Com a aparente recusa do Ministério da Economia Alemão de autorizar uma venda ao Reino da Arábia Saudita de várias centenas de carros de combate Leopard 2 para as forças terrestres do país do Médio Oriente, morre a possibilidade da indústria de defesa Alemã conseguir um dos seus maiores contratos de sempre à exportação.

Este negócio vinha sendo discutido entre os dois países e a sua concretização representaria uma importante carga de trabalho para o fabricante Alemão Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e os seus parceiros locais na construção do carro de combate, a Rheinmetall Defence, MTU Friedrichshafen, RENK Aktiengesellschaft, Jenoptik, Diehl Defence Land Systems, Schleifring und Apparatebau e Cassidian Optronics, Kidde-Deugra Brandschutzsysteme e Northrop Grumman Litef.

Restam outras opções ao país que deseja aumentar consideravelmente a sua atual frota de carros de combate. Nesse âmbito, a Arábia Saudita poderia optar por adquirir mais unidades convertidas do M1A2S Abrams ou de nova produção à General Dynamics Land Systems (GDLS) através do procedimento FMS (Foreign Military Sale), ou considerar a aquisição de carros de combate Altay da Turca Otokar Otomotiv ve Savunma Sanayi e eventual participação no programa industrial. As autoridades Turcas e Sauditas mantêm laços militares considerados importantes e admite-se que o Altay tenha sido apresentado aos decisores Sauditas. A Turca FNSS Savunma Sistemleri, uma parceria entre o conglomerado Turco Nurol e a BAE Systems Land & Armaments dos Estados Unidos, modernizou várias centenas de viaturas blindadas da família M113 em território Saudita e vendeu algumas unidades do ACV-19.

O Altay envolve ainda a participação das empresas locais Aselsan, Makina ve Kimya Endustrisi Kurumu (MKEK) e Roketsan, e da Sul-coreana Hyundai Rotem. O carro de combate incorpora uma peça de 120 mm e uma estação remotamente controlada. Quatro unidades foram já produzidas e espera-se um contrato de produção de um primeiro lote de série para o Exército Turco.  (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: Carro de combate Leopard 2 (Victor M.S Barreira).


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.