Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

Alemanha encomenda à Eurocopter 15 helicópteros EC645 T2 LUH para as Forças Especiais do Exército

O Ministério da Defesa da Alemanha assinou contrato no dia 11 de julho para o fornecimento de 15 helicópteros EC645 T2 LUH (Light Utility Helicopters) para utilização pelo Kommando Spepzialkräfte (KSK, Comando de Forças Especiais daquele país). O contrato, de 194 milhões de Euros, inclui não somente os helicópteros, mas também pacotes de equipamentos relacionados a missões especiais. As entregas começarão no final de 2015 e deverão ser completados em meados de 2017. O Exército dos Estados Unidos já recebeu 270 exemplares do EC-145, o modelo no qual se baseia o EC645 T2.
A compra destes helicópteros leve aumenta a capacidade operacional das Forças Especiais. As aeronaves se destinam a cobrir operações de transporte das tropas especiais, apoio de fogo e reconhecimento noturno e diurno. O EC645 T2 LUH tem um cockpit com instrumentos digitais e capacidade de visão plena noite, além de um piloto automático de quatro eixos. O equipamento de comunicação, inclusive rádios táticas, permite a interoperabilidade com as forças armadas da OTAN. A grande cabine combinada com duas grandes portas laterais deslizantes e porta traseira com duplo folha permite o acesso rápido das tropas especiais.

O peso máximo de decolagem equivale a 3,7 toneladas. O rotor traseiro Fenestron revestido  oferece segurança adicional para as unidades de tropas, especialmente nas operações realizadas nas zonas de desembarque estreitas e também quando o helicóptero permaneça em terra, com o  rotor girando
Outros componentes do pacote de equipamentos de missão são  dispositivos rapel , gancho de carga externa e guinchos de resgate. Além disso, o equipamento inclui a bordo e um sistema de armamento e outro electro-óptico de reconhecimento. Para tudo isso é adicionado um sistema de auto-proteção e blindagem para proteção adicional da tripulação. O EC645 T2 é alimentado por dois motores de turbina Turbomeca Arriel 2E e um controle digital do motor (FADEC) completamente autonónomo.
Este modelo  é adequado para o transporte estratégico em um Airbus A400M e graças a sua configuração rápida torna-se ativo desde a sua chegada no teatro operacional.
Ter escolhido dentro da família do Eurocopter EC145, torna disponível para o Exército Federal Alemão um modelo derivado de um helicóptero que é usado no mundo inteiro para várias missões do qual, até hoje, foram entregues em torno de 600 unidades para mais de 40 países. Uma referência de âmbito internacional que comprova a eficácia e eficiência da família EC145 é o programa LUH das Forças Armadas norte-americanas, sob a designação de UH-72A Lakota, cliente com sucesso deste helicóptero utilitário leve  desde 2006.
Dos 322 helicópteros já contratados foram entregues em tempo e dentro dos custos orçados, mais de 270. Os integrantes do Exército dos EUA repetidamente destacaram o UH-72A como uma referência para alcançar o sucesso em projetos de aquisição. Fora isso, este helicóptero de servir por muitos anos para os clientes de renome, como o Sécurité Civile e a Gendarmerie Nationale francesa, o instituto alemão de resgate  DRF Luftrettung, o Automóvel Clube alemão ADAC, bem como numerosos militares e esquadrões de helicópteros da polícia em todo o mundo.
Além disso, graças ao EC 645 o  Exército alemão  poderá alavancar um significativo potencial de sinergia, pois o centro de treinamento de pilotos do Exército, localizado em Bückeburg, há muitos anos é usuário do EC135 como escola de helicóptero. Assim, o conceito de família da Eurocopter oferece uma possibilidade adicional de aproveitamento para treinamento, operação e logística destes helicópteros.


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.