Actualidad
Spanish Chinese (Traditional) English French German Italian Portuguese Russian

O Aeroporto de Natal se tornará uma das maiores Bases Aéreas da FAB antes de final de ano

O Aeroporto Internacional Augusto Severo, na cidade brasileira de Natal, também conhecida como "Trampolim da Vitória", porque durante a Segunda Guerra Mundial foi à última escala dos aviões americanos em seu caminho para lutar na África, funcionará proximamente, exclusivamente como Base Aérea da FAB, quando seja inaugurado ,depois de finais de abril próximo, o complexo aero comercial privado da vizinha São Gonçalo do Amarante.

Recentemente remodelado, conta com 3 pistas asfaltadas, uma de 2.600 metros de comprimento, e adequadas ajudas eletrônicas. Respeito à Base Aérea, a mesma é a sede da I Força Aérea, a qual reúne a todos as unidades de treinamento  posterior à graduação dos oficiais na Academia da Força Aérea (AFA).

Elas são:

- Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), núcleo de formação de instrutores, e do qual dependem outras importantes unidades, como o Laboratório de Guerra Eletrônica (LABGE), por exemplo,  que te impar  cursos para os membros da FAB e outras forças, incluindo algumas estrangeiras.

- 2 º Esquadrão do 5 º Grupo de Aviação (2 º / 5 º GAV). Esquadrão "Joker", que estreou no Super Tucano da FAB e forma os pilotos de caça.

-1º. Esquadrão 11 º Grupo de Aviação (1 º / 11 º GAV). Esquadrão Gavião”, equipado com Helibrás HB-50 "Esquilo" treinando os futuros pilotos de helicóptero.

- Primeiro Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (1 º / 5 º GAV). Esquadrão “Rumba”, equipado com aeronaves Bandeirante, agora modernizadas, forma os pilotos de transporte.

Além disso, a Base Aérea de Natal (BANT) sedia o exercício aéreo multinacional “CRUZEX”, reunindo várias forças aéreas estrangeiras ou da aviação naval. Além disso, baseia-se neste aeroporto o Centro Integrado de  Operações Aéreas da Polícia do Rio Grande do Norte, sendo ainda  desconhecido se as empresas  de Aerotaxi e algumas regionais, dada a maior proximidade do aeroporto com a cidade, pretendem  a sua permanência no Augusto Severo e, se isto é possível. (Javier Bonilla)


Copyright © Grupo Edefa S.A. Prohibida la reproducción total o parcial de este artículo sin permiso y autorización previa por parte de la empresa editora.